quarta-feira, 8 de junho de 2011

Missiva n. 9: Pra sempre "Fenômeno"!



Campo Grande, MS, 08 junho de 2011.






Caro amigo Ronaldo, espero que esta encontre, você e os seus, gozando de saúde e felicidades. Por aqui, um pouco tristes com sua despedida, eu, a Lucimar e as crianças vamos todos muito bem!



Escrevo-lhe, um dia após realizar sua última partida com a camisa amarelinha, a camisa da seleção canarinho!



Por problema de tempo, distância e dinheiro, não pude ir a festa de despedida, mas como bom amigo e grato por tudo que fez pela nação brasileira, acompanhei todo o acontecimento, minuto a minuto, através de uma emissora de televisão.



Aguardei ansioso seus quinze minutos permanecidos em campo e torci muito para que fizesse um gol. Ri junto contigo e com Robinho, na sua tentativa de um gol, em que o chute saiu todo torto. Dois anos atrás, este mesmo chute endereçado no canto superior esquerdo do goleiro, seria gol certo. As três tentativas na sua última partida com a seleção canarinho, desta vez, resultaram-se infrutíferas. Sem problemas! Seu crédito conosco, torcedores brasileiros, é imenso! Afinal foram quinze providenciais gols em copas do mundo! Marca esta, que acreditamos, até poderá ser igualada ou repetida. Os recordes existem para ser quebrados! Mas nas condições que você os fez, dificilmente alguém o fará! Com uma lesão séria, quase desacreditado para o mundo do futebol, deu a volta por cima e nos trouxe o caneco!



Por isso, você, foi o Fenômeno: na incrível capacidade de fazer gols, na tenacidade de enfrentar as adversidades e assim como uma mitológica fênix, reerguer-se das cinzas!



O posto de "presidente" no escrete brasileiro será ocupado por um outro jogador, provavelmente o "Robinho", um dos jogadores mais antigos e mais convocados para defender a seleção. Porém o carisma,o bom humor e a humildade, do jogador eleito três vezes o melhor do mundo, nas concentrações, dificilmente será igualado. A imagem que guardamos é a de um Ronaldo, sempre rindo, sempre brincando nos treinos, sempre demonstrando bom humor com os companheiros. Ontem, bastante emocionado assisti ao seu adeus. A sua volta ao campo, ostentando a bandeira brasileira junto contigo, acompanhado dos seus dois filhos.



Inevitavelmente um filme rodou em nossa cabeça: a do garotinho dentuço que rouba a bola e faz um gol para o time do Cruzeiro, a artilharia na Holanda, as jogadas e gols pelo Inter de Milão, Barcelona e Real, nova contusão no time do Milan, a copa do Brasil e o campeonato paulista pelo Corinthians! Um menino em 94, um homem decepcionado com o vice de 98, a consagração em 2002, a derrota em 2006, a não convocação em 2010! As lesões e as hérculeas recuperações! 17 anos de futebol e um corpo cansado de tantos embates dentro das quatro linhas, onde o dono "fenomenalmente" fez milagres que só o Pelé soube fazer!



E no "the end" assistimos o seu agradecimento ao povo brasileiro!



Ronaldo, nós é que o agradecemos pelo orgulho e alegria trazidos, através da arte de fazer gols, á nação brasileira. Você deixa os campos e merecidamente entra para a história!



Doravante, assim como, o rei do futebol costuma afirmar, que existe o Edson Arantes do Nascimento e existiu o "Pelé"; assim também será contigo; existe o Ronaldo Luis Nazário de Lima e existiu o "Fenômeno"!






Um comentário:

Hélio Machado disse...

Uma bela homenagem àquele que ilustrou, por longos anos, o ápice do futebol mundial que é o gol. Parabéns pela matéria...