quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A ÚLTIMA CEIA

Na noite da quinta inconstitucional de futebol e bofagens da ESPROVAL, evento acontecido no dia 15 de setembro de 2011, ocorreram alguns fatos que despertaram minha atenção. Qualquer semelhança, não é mera coincidência. Veja o relato a seguir: Quando cheguei na sede do SINDIJUS, por volta das 18h45min, salvo engano, contornando as piscinas, vi que no primeiro quiosque à esquerda de quem entra, haviam dois atletas com o uniforme da ESPROVAL.



Aproximei-me e então vi que, sentados ali, conversavam o Professor Valdecir, o Véio du Rio e um outro companheiro que não me recordo quem era. Após cumprimentá-los como sempre, indaguei ao Valdecir:



- Hoje vai ser aqui?


- É... parece que o pessoal tá pintando lá no quiosque principal... Mas, e o seo Marcos, onde será que ele tá?



Ao que Respondi:
- Deve ter ido no mercadinho WR; às vezes ele vai lá fazer a feira antes do jogo...




Então começou a chegar outros colegas e o Valdecir disse:



- Vamos pr'á lá, pessoal! Tá na hora!




Fomos para o campo e lá chegando, o Valdecir Messias contou o pessoal que, com ele, somavam doze, a quantia certa para montar os dois times. Mas havia ainda um décimo-segundo discípulo: o Véio du Rio, que tinha ido ao WC. Assim, Valdecir Messias escolheu os dois times. Lembro que fui escaladado no time dele. Depois de jogar umas três partidas (é claro que o resultado não importa), fui chamado para a reunião do Conselho e lá fui, deixando minha vaga para outro.



A reunião foi rápida. Saindo de lá, passei no barzão do Marcelo Hiroshi, pedi uma Heineken e voltei à arena apenas para cornetar. Foi então que o Marcinho Caneta me perguntou:



- Você vai jogar mais?
- Vo não. Já tô na cerva.



Observei que o seo Marcos não havia chegado. Perguntei então ao Professor Valdecir:


- Quem tá na cozinha?


- Não tem ninguém. Se você quizer ir lá temperando o frango... tá naquele negócio branco.



Perguntou-me o Guima (ex) Aladim:


- Hoje vai ser naquele quiosquinho lá?



Respondi:


- Vai. Parece que o pessoal tá dando uma pintada no quiosque principal.



Rapidão, o Professor Valdecir, exibindo um sorriso maroto, proferiu:


- Não fala que tão dando uma pintada lá, que o Guima vai correndo p'ra lá.



Gargalhada geral. (detalhe: o Guima estava presente e também sorriu).



- Tô indo lá então, Professor.



E lá me fui temperar o frango. Quando acabou o jogo, começou a chegar o pessoal. O Jaimão C. Suco, O Edu Miranda e outros, que se prontificaram a me ajudar, sendo que eu disse que já estava tudo encaminhado e agradeci a ajuda. Então chegou o Marcinho e se propôs a fritar o frango enquanto eu terminava o vinagret. Tudo certo. Professor Valdecir veio com o rádio comunicador do Marcelo Japa, utilizado para pedir as louras geladas do barzão. Ele mesmo fazia questão de fazer os pedidos. Estávamos todos felizes, cornetando e saboreando os petiscos da noite (frango à passarinho, vinagret e pãozinho francês). Valdecir Messias chamou alguns amigos, discípulos atletas que estavam mais próximos e me pediu para tirar uma foto, e, naquele momento, confirmando a irreverência e bom humor que o faziam peculiar, abraçou o Marcinho, puxando sua camiseta para deixar em destaque a ambévica barriguinha do colega atacante.



PERDOE-ME DEUS se posso estar cometendo uma heresia, mas naquela noite as coisas aconteceram de uma forma tão emblemática, que não pude deixar de traçar um paralelo entre o Verdadeiro MESSIAS e o Valdecir Messias. Jesus, o Messias, fez sua última ceia em uma QUINTA-FEIRA, onde reuniu seus 12 discípulos. O Valdecir Messias também fez sua última ceia com seus discípulos da ESPROVAL na quinta-feira. Reuniu, inicialmente, doze de seus seguidores, incluindo o Véio du Rio que fora ao banheiro. Jesus partiu o pão e o vinho e os deu a seus discípulos. Aqui também havia o pão, que o Valdecir Messias o partiu e serviu aos companheiros juntamente com o frango que, tomando a bandeja, passou a cada um, e, quando chegou a vez do Guima, ele fez o seguinte comentário:



- Toma aqui um franguinho pra você, Gatinho, e pára de me zuar no blog com esse negócio de "bonequinha" seu porra.



Todos caíram na risada.



O Valdecir não partiu vinho, mas, com o radinho transmissor, a todo momento pedia ao Marcelo Hiroshi as louras para o pessoal. O simbolismo que envolveu aquele último encontro de Valdecir com seus amigos e discípulos, realmente nos deu a certeza de que, além de trazer Messias no próprio nome de batismo, o Valdecir era realmente um fiel seguidor do verdadeiro Messias e também seu irmão, já que ambos são filhos de Deus Pai.



Fotos:




Foto tirada no dia 15/09/2011 a pedido do Professor Valdecir






A hora de repartir o pão e o frango









O Gatinho também esteve presente naquela noite de despedida














A galera caiu na risada a hora que o Professor reclamou da zuera do Guima no blog



Nenhum comentário: