sábado, 16 de abril de 2011

DESCULPE-NOS O TRANSTORNO. Problemas com o sistema...

Escrevíamos acerca dos benefícios da pimenta, e, quando falei em dedo-de-moça, minha assessora colou uma foto que (acho eu) não tem nada a ver. É pimenta dedo-de-moça, anta; a mais cultivada e consumida em nosso país. Apesar de trazer consigo alguns mitos, como, por exemplo, o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas, a pimenta oferece numerosos benefícios, que estão sendo investigados pela comunidade científica e farmacêutica. As substâncias capsaicina e piperina ardem, mas são estudadas pelas propriedades antidor que possuem, pois elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas - analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica. As substâncias picantes das pimentas também melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago; possuem efeito carminativo (anti-flatulência); estimulam a circulação do estômago, favorecendo a cicratização de feridas (úlceras). Além disso, estudos recentes demonstram a potente ação antioxidante (anti-envelhecimento) dessa duas substâncias, bem como, suas potentes propriedades anti-inflamatórias. A pimenta possui até mesmo propriedades anti-câncer. Pesquisas mostram que a capsaicina da pimenta vermelha é mais do que um simples tempero: ela faz com que as células tumorais cometam suicídio! Portanto, tome dedo-de-moça! Agora sim, a foto correta, seu mente poluída...

3 comentários:

Hélio Machado disse...

Toda essa pesquisa tem um explicação factual. Na quinta-feira passada a senhora, comandante do Marcelo e, também do seu bar, tacou um vidro de pimenta no seu caldinho de feijão. Era só gente tossindo e fazendo cara feia e veja cerveja para acabar com o mal esta na garganta. Será que cerveja com pimenta também se torna uma mistura cancerígena?

Unknown disse...

Um efeito certo da pimenta que o nobre jornalista não destacou é o aumento na venda de cervejas, estratégia já descoberta pelo pessoal do Grupo Soken.
Agora, se pimenta evita pum, faz muito sentido misturar no caldo de feijão, evitando de o ambiente ficar desagradável.

Guima disse...

Eu fui embora mais cedo, mas segundo os comentários que ouvi, não era um caldinho de feijão com pimenta, e sim, caldinho de pimenta com um tiquinho (mas tiquinho mesmo!) de feijão!
Essa culinária japonesa do Bar e Restaurante Soken é uma pedida muito apreciada na minha querida Bahia com "H"!