segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carta ao Dr. Sócrates, o ídolo e inventor da Democracia Corintiana!


Caro Doutor, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, também conhecido como Doutor ou simplesmente o Magrão, ídolo do futebol brasileiro e o herói e inventor da Democracia Corintiana, escrevo-lhe esta missiva para dizer que fiquei deveras assustado ao saber pelos noticiários do problema de saúde que o aflige: hemorragia digestiva. Ao saber do problema não pude deixar de lembrar o espetacular e elegante jogador que você foi. Um jogador de estatura elevada, que para compensar a falta de velocidade, usava e abusava dos toques de calcanhar, pois assim podia dar continuidade ás jogadas sem precisar se virar, impedindo assim a chegada da marcação adversária. Um jogador de toque refinado e de uma exatidão milimétrica que deixava os companheiros "na cara do gol". Um líder dentro e fora do campo. Dentro de campo notabilizando-se por levar o Corinthians ao bicampeonato estadual de 1981/82, fora de campo ao declarar-se socialista e instituir a Democracia Corintiana. Um movimento cuja intenção maior era tornar os artistas do futebol, os jogadores, em protagonistas do futebol, reinvidicando-lhes a autonomia para decisões extra-campo, pois desta também, dependia o sucesso da equipe dentro das quatro linhas. O primeiro "desegessamento" foi a abolição das concentrações. Cabia ao jogador administrar sua rotina antes de ir para o trabalho, as partidas de futebol. Apesar da divergência de opiniões a respeito do futebol atendeu á convocação do técnico Telê Santana, para a copa do mundo de 82 e de 86. Apesar de escaldado com dirigentes e técnicos de futebol, Sócrates admirava a retidão moral e o conhecimento de futebol de Telê Santana; Telê Santana, por sua vez, reconhecia naquele atleta que não gostava muito de treinar e que já tinha o Dr antes do nome, coisa rara no mundo do futebol, uma genialidade incomum. Não trouxemos o caneco, mas pelo futebol impecável apresentado até hoje é lembrado como sinônimo de bom futebol.
E agora Doutor esta hemorragia digestiva que atormenta você e a todos nós. Afirmam alguns que tal mal é causado pela cirrose, visto que não é segredo pra ninguém que desde os tempos de jogador o "Magrão" é chegado numa cachaça.
Por tudo o que fizeste ao futebol do Brasil, por tantas jogadas espetaculares, pelo posicionamento político num universo tão carente de opiniões próprias, por sua lucidez e coragem em analisar e denunciar os "canalhas" do futebol, espero que a sua saúde se restabeleça o mais rapidamente possível.
Por último meus sinceros agradecimentos por ter jogado e feito história no Esporte Clube Corinthians, clube para o qual desde sempre torço!
"Bora Magrão", sua marcha não pode ser tão precocemente interrompida. A grande Nação Corintiana ainda precisa de você!

Um comentário:

Hélio Machado disse...

Parabéns Guima pela bonita homenagem a esse excepcional jogador. Não sou corinthiano, mas, nem por isso posso deixar de reconhecer a grandeza desse jogador agregado ao plantel de Vicente Matheus. Aliás, foi na seleção que nós - outros torcedores - visualizamos o talento e a habilidade do Dr. Sócrates dentro de campo...